• Foto do escritorEscola Mundi

Uso da apostila x trabalho com projetos

Atualizado: 8 de mai. de 2020

A orientação do MEC para crianças em idade pré escolar é para que sejam priorizadas as brincadeiras e atividades lúdicas, é nessa fase da vida que a criança precisa de estímulos diversos e muita brincadeira para criar a sua concepção do mundo a sua volta, sendo assim, quanto mais adiarmos a introdução em um ensino sistematizado, padronizado e cheio de cobranças melhor para o desenvolvimento infantil.

O ensino apostilado traz temas e atividades padronizadas e as aulas acabam ficando limitadas a proposta da apostila. Dessa forma restringimos a criatividade e a experimentação da criança.

Segundo Bianca Correa, professora de pedagogia da USP de Ribeirão Preto em entrevista ao jornal Estado de São Paulo" é um equívoco usar um sistema no ensino infantil".

O uso da apostila limita o desenvolvimento de habilidades que são essenciais para a vida, como, capacidade de explorar, autonomia, capacidade de se organizar em grupos, respeito ao ambiente, respeito ao próximo, explorar, comparar, experimentar, perceber, entre outros.

A criança na primeira infância, que compreende, dos 0 aos 6 anos de idade, precisa de experiências variadas, contato com variedade de materiais, atividades lúdicas, dentre outras propostas.

Muitas vezes o brincar é compreendido como perda de tempo, principalmente na sociedade moderna, onde tudo acontece muito rápido, onde as cobranças são muitas e as comparações então... Nem se fala! Quando falamos em aprendizado lúdico não é simplesmente brincar por brincar. A brincadeira é monitorada e direcionada as necessidades específicas de cada criança.

Todo o conteúdo trabalhado nos projetos é elaborado de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que é o documento que orienta a ação pedagógica nas redes de ensino e instituições privadas.

Muitos pais precisam de materialidade para "ver" aquilo que seu filho aprende e a apostila é uma forma de "mostrar" o conteúdo trabalhado, mas será que isso é o que importa nessa faixa etária? Será que ligar os pontos, fazer um círculo em imagens sem sentido ou cobrir desenhos sem contexto é o que importa para a construção de um indivíduo capaz de lidar com as demandas da sociedade no nosso dia a dia?

A apostila da educação infantil propõe um trabalho inverso, é como construir uma casa iniciando pelo telhado e deixando de lado os alicerces.

A educação infantil está passando por uma reavaliação da sua prática pedagógica e cada vez mais as escolas estão adotando uma metodologia que não antecipe o tempo da criança, tão pouco os conteúdos que serão trabalhados. Dessa forma garantimos o desenvolvimento integral da criança.

Escola Mundi - Berçário e Educação Infantil.

R. Vigário Albernaz, 550 - Vila Gumercindo

Tel: (11) 2574-8488 | WhatsApp: (11) 94647-3627