• Foto do escritorEscola Mundi

Adaptação escolar

É importante dizer que o período de adaptação escolar abrange todo o contexto familiar. É muito comum acreditarem que o momento de adaptação se restringe ao ambiente escolar, quando na verdade acontece uma mudança de rotina e comportamento em geral, inclusive no período em que a criança está fora da escola. Algumas mudanças são esperadas, mas cada criança é única, traz uma história, uma bagagem e motivações diferentes, o que faz de cada processo de adaptação um período muito individual.

Cabe ao adulto condutor desse processo entender as angústias e medos dessa criança, acolhendo com amor e respeito, transmitindo segurança e afeto. É muito importante que a família se sinta segura para sustentar as inseguranças das crianças, que podem ser muitas nesse período inicial. A criança precisa lidar com a angustia da separação da figura materna e paterna, com adequação a um novo ambiente, com novos hábitos e horários, com novos sons, sabores, cheiros, desafios...

É nesse momento que se cria um ambiente seguro e acolhedor, para que a criança possa construir suas novas hipóteses com autonomia. Para que isso aconteça é importante que a família demonstre para a criança que também está confiante, a criança precisa ser inserida nesse contexto como protagonista de seus sentimentos.

A adaptação escolar aqui na Mundi passa por algumas etapas. Em primeiro lugar a criança é apresentada ao ambiente e aos adultos responsáveis, em um segundo momento é introduzida ao grupo e só após essa etapa concluída entram as rotinas, horários e a organização da escola, respeitamos ao máximo o tempo individual de cada um, para que dentro do nosso alcance seja um processo gentil, e para isso contamos com a postura da família em parceria.

Sabemos que em muitos casos as crianças são extremamente adaptáveis e a família acaba sentindo mais essas mudanças de rotina do que a própria criança mas estamos de portas abertas para conversar e tranquilizar os familiares, tirar as dúvidas e tornar esse momento o mais acolhedor possível.

Escola Mundi - Berçário e Educação Infantil.

R. Vigário Albernaz, 550 - Vila Gumercindo

Tel: (11) 2574-8488 | WhatsApp: (11) 94647-3627