• Foto do escritorEscola Mundi

Mostra Cultural – Lenda do Tucumã

O tema da nossa mostra cultural tinha a intenção de trabalhar as culturas indígenas em diferentes lendas, enfatizando assim nosso folclore nacional e os primeiros habitantes do nosso país. Conheça a Lenda do Tucumã - O surgimento da noite!

'No início não existia a noite. Quer dizer, existia a noite, mas ela pertencia a uma enorme serpente, que a mantinha no fundo das águas.

Um dia, a filha da serpente se casou, mas sem a noite, não conseguia consumar o casamento. Então, exigiu que viesse a noite, sem a qual não poderia se deitar.

O esposo, então, enviou três mensageiros para que a trouxessem. A serpente, senhora da noite, recebeu-os com indiferença. Mesmo assim, entregou-lhes um coco de Tucumã, lacrado com cera de abelha, dizendo-lhe que ali estava o que vieram buscar.

Não deveriam, entretanto, abri-lo, pois a noite poderia escapar. Na volta, os índios perceberam que do côco saiam ruídos de sapos e grilos.

Um deles, o mais curioso, convenceu os companheiros a abrir o fruto. E assim o fizeram. Logo que derreteram a cera, a noite saiu através do coco, escurecendo o dia.

A filha da serpente aborreceu-se, pois agora ela deveria descobrir como separar o dia da noite. Desta forma, ao surgir a grande estrela da madrugada, criou o pássaro Cujubim, ordenando que este cantasse para que nascesse a manhã.

Em seguida, criou o pássaro Inhambu, que deveria cantar à tarde, até que viesse a noite. Criou, ainda, os outros pássaros para alegrar o dia, diferenciando-o da noite.

Aos mensageiros desobedientes, lançou toda a sua ira, transformando-os em macacos de boca preta -devido à fumaça – e risca amarela – pela cera derretida. Assim, a filha da serpente pôde finalmente se deitar e todos os seres puderam dormir.' Fonte: Escola Educação

As salas foram preparadas com os trabalhos de toda a escola. De um lado o Dia e do outro, a Noite. Veja as fotos!

Escola Mundi - Berçário e Educação Infantil.

R. Vigário Albernaz, 550 - Vila Gumercindo

Tel: (11) 2574-8488 | WhatsApp: (11) 94647-3627