top of page
  • Foto do escritorEscola Mundi

Dicas para a volta às aulas!

Atualizado: 8 de mai. de 2020



O momento de volta às aulas após um longo período de férias pode ser muito delicado para algumas crianças e famílias. É muito comum que a criança sofra com ansiedade por não saber o que lhe espera nesse período e é extremamente importante que se sinta segura e confiante e cabe a nós adultos fazer com que isso aconteça.


A primeira semana é sempre mais difícil, é o momento de readaptação a rotina! Acordar cedo, hora para comer, hora para dormir, regras e combinados ao longo do dia, deixar o ambiente familiar e retornar ao ambiente escolar, deixar os avós, irmãos e outros familiares em casa, o bichinho de estimação, os brinquedos, ufa! Tanta coisa para administrar com tão pouca idade não é mesmo? E como vocês pais podem ajudar nesse processo?


Em primeiro lugar precisamos entender que mesmo que para nós a volta a rotina seja algo positivo, para as crianças nem sempre é tão confortável no início, então, é muito importante compreender as emoções das crianças e ter sensibilidade com esse momento que estão enfrentando!


Em casa podemos ajudar a transformar esse momento de ansiedade em algo prazeroso, como por exemplo, relembrar com as crianças os seus melhores momentos na escola, o encontro com os amigos, as brincadeiras no parque, etc.


Outra dica bacana é deixar que a criança traga de casa algo que lhe transmita segurança, algum brinquedo favorito, chupeta, objetos de casa ou dos pais que possam servir para lhe acalmar e acolher (pedimos que todos os itens trazidos de casa venham identificados e listados na agenda para nossa organização).


Precisamos entender que é perfeitamente normal que a criança passe por esse processo com a mudança de rotina e é importante que os pais estejam tranquilos com relação a volta das atividades escolares. Para que a criança se sinta segura é essencial que os pais lhe transmitam essa tranquilidade.


As crianças pequenas conseguem mensurar o tempo através da rotina do seu dia, ou seja, a crianças que vai para casa às 17h, por exemplo, sabe que logo após o jantar é o momento de ir para a casa. Os pais de crianças pequenas podem ajudar a driblar essa ansiedade combinando com a criança o momento que virão buscá-la, por exemplo, "O papai (a mamãe) vem te buscar após o seu lanche". E após o lanche estarem na escola para cumprir o combinado, dessa forma a criança retoma a compreensão do seu tempo na escola.


Com paciência, carinho e atenção as coisas voltam ao lugar.


Escola Mundi - Berçário e Educação Infantil

R. Vigário Albernaz, 550 - Vila Gumercindo

Tel: (11) 2574-8488 | WhatsApp: (11) 94647-3627

Instagram: @escolamundi

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page